Alexander – O clássico dos clássicos!!

Alexander o drink doce e maravilhoso, ótimo para saborear após o almoço.

Alexander é um coquetel de consumo pós-janta, preparado com Gin, licor de cacau, e creme de leite.  O drink é preparado com a técnica shake and strain (agitar e coar) e é definitivamente doce kkkk, devido ao uso do licor e do creme, característica que, juntamente com o baixo teor alcoólico, deixa a bebida apropriada para o consumo após uma refeição. 

A década do século XX, foi sem sombra de dúvidas o auge da coquetelaria, e não só a dos E.U.A. Por causa da lei seca, mas mundialmente falando, foi a época que mais surgiram coquetéis. Aqui você vai ficar por dentro de mais um coquetel criado no auge do ano de 1922, o Alexander.

O coquetel Alexander, teve seu surgimento, através de um pedido de um cliente ao seu bartender favorito, ou o bartender que homenageou algum famoso kkk, vai saber, não se pode confirmar. Para este coquetel temos as duas versões abaixo.

Em Fevereiro de 1922, a princesa de Harewood, Victoria Alexandra Alice Mary, mais conhecida por Mary casou-se com o Visnconde Henry Lascelles, só pra vocês entenderem Harewood é um condado Londrino, onde aconteceu a cerimonia, e lá algum bartender teria criado o drink Alexander, em homenagem à princesa.

Já uma outra versão relata que o drink foi criado pelo bartender Henry Mc.Elhome, que relatou no seu livro o surgimento do coquetel Sidecar, quando trabalhava no Ciro’s Club em Londres, uma famosa casa de Jazz, atendendo o pedido da esposa de cliente assíduo da casa que se chamava Alexander.

Dois fatos curiosos:

  1. O coquetel que nós tomamos hoje com Brandy, Creme de Cacau, Creme de Leite e Açúcar, na verdade chama-se Brandy Alexander, pois o Alexander original era feito com Gim, que aqui no Brasil chamamos de Meia-de-Seda.
  2. Brandy Alexander é a receita oficial de acordo com a I.B.A. É com cognac e não vai Açúcar.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

O coquetel é classificado pela International Bartenders Association (IBA) como um “Inesquecível”.

 

“É isso pessoal, bjus”


É isso, espero ter ajudado, caso precise de uma Bartender para fazer drinks em seu evento ou na sua região (só atendo no RJ), solicite um orçamento

Até nosso próximo artigo, fico por aqui.

Angélica Araújo (Bargirl)!

Deixe uma resposta